segunda-feira, 19 de julho de 2010

ÉTICA/PARTICIPAÇÃO POLÍTICA/ANALFABETISMO POLÍTICO/JUVENTUDE

Filmes sugeridos:
UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL! (Un' altro mondo 'e possibile! Itália, 2001. Direção: Alfredo Angeli, Giorgio Arlorio, Mario Balsamo e outros. 120 min.
Documentário. Discute a participação da população no encontro dos oito países mais desenvolvidos do mundo.
UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL? (Brasil, 2005). Direção: Ewaldt Dulz e Fagner Branco. 15 min.
Documentário realizado durante o V Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, em janeiro de 2005, com depoimentos de jovens que participavam do Acampamento Intercontinental da Juventude.
NENHUM A MENOS (Yige dou buneng shao, China, 1998). Direção: Zhang Yimou. 106 min.
Companheirismo, perseverança e solidariedade na história de uma adolescente de 13 anos que substitui temporariamente o professor da escola de uma pequena vila chinesa, com a responsabilidade de não permitir que nenhuma criança abandone os estudos.
PROMESSAS DE UM NOVO MUNDO (Promises, EUA/Palestina/Israel, 2001). Documentário que procura descobrir e revelar o que pensam e sentem crianças palestinas e judias que vivem na região de Jerusalém, em meio ao conflito no Oriente Médio.
DIÁRIOS DE MOTOCICLETA (The Motorcycle Diaries, EUA, 2004). Direção: Walter Salles. Elenco: Gael García Bernal, Rodrigo de la Serna, Susana Lanteri. 128 min.
Em 1952, Ernesto "Che" Guevara, jovel estudante de Medicina, decide viajar de motocicleta pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado. Durante o percurso, encontram situações que os levam a questionar os privilégios de minorias, em comparação com o sofrimento da maioria da população pobre do continente.

RELIGIÃO/RELIGIOSIDADE/FENÔMENO RELIGIOSO/UTOPIAS

Filmes sugeridos:
A PAIXÃO DE JACOBINA (Brasil, 2002). Direção: Fábio Barreto. Elenco: Letícia Spiller, Thiago Lacerda, Caco Ciocler, Antônio Calloni. 101 min.
No sul do Brasil, uma imigrante alemã comanda uma seita messiânica, em que prega a cura de males do corpo. Preocupados com a força que a seita conquista com o passar do tempo, os poderosos locais começam a buscar meios de anular a sua influência.
FÉ DEMAIS NÃO CHEIRA BEM (Leap of Faith, EUA, 1992). Direção: Richard Pearce. Elenco: Steve Martin, Debra Winger. 107 min.
Comédia. Falso pastor faz show em pequena cidade onde ocorre milagre verdadeiro.
ATLÂNTICO NEGRO - NA ROTA DOS ORIXÁS (Brasil, 1998). Direção: Renato Barbieri. 54 min.
Documentário que faz uma viagem no espaço e no tempo em busca das origens africanas da cultura brasileira.
AS RELIGIÕES DO MUNDO (Animated world faiths, INGL, 1998). Direção: Christopher Grace e outros. Total de 10 programas. 15 min (cada um).
Animação. Histórias tradicionais de algumas das religiões mais difundidas do mundo.
FESTA DO DIVINO - TRADIÇÃO E FÉ (Brasil, 2000). Direção: Zeca Pires. 23 min.
Documentário sobre a festa mais popular do litoral catarinense, que mostra suas raízes e a forma como esta tradição vem se desenvolvendo nos Açores e na Ilha de Santa Catarina.

VIOLÊNCIA/EXCLUSÃO SOCIAL/CRIMINALIDADE ORGANIZADA/INTOLERÂNCIA/PODER PARALELO/DROGAS/TRÁFICO DE DROGAS

Filmes sugeridos:
PIXOTE, A LEI DO MAIS FRACO (Brasil, 1981). Direção: Hector Babenco. Elenco: Marília Pera, Jardel Filho e Rubens de Falco. 127 min.
História de um grupo de meninos de rua de São Paulo que acaba se envolvendo com o tráfico de drogas e sofrendo forte repressão policial.
CIDADE DE DEUS (Brasil, 2002). Direção: Fernando Meireles. Elenco: Matheus Nachtergaele, Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino da Hora. 135 min.
Conta a história de dois meninos - Buscapé e Dadinho/Zé Pequeno - durante a ocupação do conjunto habitacional Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Enquanto o primeiro consegue resistir ao apelo de se tornar bandido e vira fotógrafo, o outro se transforma em bandido.
NOTÍCIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR (Brasil, 1998). Direção: João Moreira Salles. 53 min.
Documentário mostrando a realidade do tráfico de drogas numa favela do Rio de Janeiro.
ASSASSINATO NUMA MANHÃ DE DOMINGO (Munder on a Sunday Morning, EUA, 2001). Direção: Jean-Xavier de Lestrade e Denis Poncet. 110 min.
Filme-documentário sobre discriminação racial e violência promovida pela polícia nos EUA.
CARANDIRU (Brasil, 2002). Direção: Hector Babenco. Elenco: Luiz Carlos Vasconcelos, Milton Gonçalves, Ailton Graça, Rodrigo Santoro, Caio Blat, Wagner Moura. 146 min.
Filme baseado na realidade vivida pelos presos na Casa de Detenção de São Paulo, conhecida como Carandiru, e a chacina ocorrida em 2 de outubro de 1992, que matou 110 pessoas.
CRIANÇAS INVISÍVEIS (All the Children, Itália, 2005). Direção: Mehdi Charef, Kátia Lund, John Woo, Emir Kusturica, Spike Lee, Jordan Scott, Ridley Scott e Stefano Veneruso. 116 min.
Projeto criado pela UNICEF para despertar a atenção para o drama vivido por crianças que vivem nas ruas, em várias partes do mundo. O filme é composto por sete curtas-metragens, realizados no Brasil, Itália, Inglaterra, Sérvia, Burkina Faso, China e Estados Unidos.
FALCÃO - MENINOS DO TRÁFICO (Brasil, 2006). Direção: MV Bill e Celso Athayde, retratando a vida de jovens de favelas brasileiras que trabalham no tráfico de drogas.

MÍDIA/CULTURA/CULTURA DE MASSA/ CULTURA CAPITALISTA E GLOBALIZADA

Filmes sugeridos:
CIDADÃO KANE (Citizen Kane, EUA, 1941) Direção: Orson Welles. 119 min.Dono de império jornalístico murmura a palavra rosebud antes de morrer solitário em sua gigantesca mansão. Filme clássico que mostra o poder da TV nos EUA.
MUITO ALÉM DO CIDADÃO KANE (Brazil: Beyond Citizen Kane, I nglaterra, Documentário que discute o poder da Rede Globo. Produzido pela BBC de Londres. Teve sua exibição proibida no Brasil.
BOA NOITE E BOA SORTE (Good night, and good luck, EUA, 2005). Direção: George Clooney. Elenco: George Clooney, David Strathairn, Jeff Daniels, Robert Downey Jr. 93 min.
Nos EUA dos anos 1950, o filme conta os conflitos reais entre um reporter televisivo e o Senador Joseph McCarthy, com a sua política de perseguição a supostos comunistas durante o período da Guerra Fria. Para esclarecer os fatos ao público, o repórter e sua equipe desafiam também a própria emissora e os seus patrocinadores.
A REVOLUÇÃO NÃO SERÁ TELEVISIONADA (The revolution will not be televised, Irlanda, 2003). Direção: Kim Bartley e Donnacha O'Brien. 74 min.
Documentário que apresenta os acontecimentos do golpe contra o governo do presidente Hugo Chávez, em abril de 2002, na Venezuela, produzido pela BBC de Londres.

RACISMO/DIVERSIDADES E DESIGUALDADES RACIAIS

Filmes sugeridos:
QUILOMBO (Brasil, 1984). Direção: Cacá Diegues. Elenco: Antonio Pompeo, Zezé Motta, Vera Fischer, Maurício do Valle, Grande Otelo, Toni Tornado. 119 min.
História do Quilombo de Palmares, sob o comando de Ganga Zumba e de Zumbi, até a sua destruição, no fim do século XVII.
VISTA A MINHA PELE (Brasil, 2003). Direção: Joel Zito Araújo. 15 min.
Divertida paródia da realidade brasileira: numa história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados.
ALGUÉM FALOU DE RACISMO? (Brasil, 2003). Direção: Claudius Ceccon e Daniel Caetano. 23 min.
Uma discussão em sala de aula revela a existência disfarçada do preconceito "sem querer", mas que fere do mesmo jeito. A partir daí, um grupo de jovens começa a descobrir as origens de um racismo do qual eles são vítimas e também, sem perceber, os que o usam para ferir.
HISTÓRIA DOS QUILOMBOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA (Brasil, 2002). Direção: Antonio Pitanga.
A história dos descendentes de escravos africanos, contada por eles mesmos. É uma grande colagem de depoimentos que nos mostra quem são estas pessoas e como vivem os remanescentes das 11 comunidades quilombolas do estado do Rio de Janeiro.
DISCRIMINAÇÃO NÃO É LEGAL (Brasil, 2000). Direção: Daniel Caetano. 20 min.
O vídeo apresenta três esquetes, representados por alunos e educadores da Rede Pública de Ensino, cujo conteúdo é comentado por especialistas em educação e representantes de instituições do moviment negro.
FUNK RIO (Brasil, 1994). Direção: Sérgio Goldenberg. 46 min.
Documentário sobre o universo do funk carioca, através de quatro jovens que moram no subúrbio, suas ligações com a marginalidade, a música e a dança.
AGANJU (Brasil, 1990). Direção: Luiz Augusto Tigu. 6 min.
Reportagem sobre o grupo afro Aganju, de Queimados (Nova Iguaçu), que busca preservar e divulgar a tradição afro-brasileira através da dança. O grupo conta os preconceitos enfrentados e apresenta a coreografia chamada "Os Orixás".
BATUQUE NA COZINHA (Brasil, 2004). Direção: Anna Azevedo. 19 min.
Documentário sobre a tradição das "tias" no samba do Rio de Janeiro, através das lembranças de três representantes: Tia Eunice, Tia Doca e Tia Surica, as três pastoras da Escola de Samba Portela.
PIERRE "FATUMBI" VERGER - MENSAGEIRO ENTRE DOIS MUNDOS (Brasil, 2000). Direção: Lula Buarque de Hollanda. 82 min.
Documentário sobre a vida do fotógrafo e etnógrafo francês Pierre Verger. Após viajar ao redor do mundo como fotógrafo, Verger radicou-se em Salvador, BA, em 1946, onde passou a estudar as relações e as influências culturais mútuas entre o Brasil e o GHolfo de Benin, na África.
ANGOLA (Brasil, 1999). Direção: Roberto Berliner. 55 min.
Documentário de um diretor brasileiro sobre a diversidade da sociedade angolana na década de 1990. Começando com uma breve história da guerra de independência de Angola, o documentário nos dá um panorama geral sócio econômico angolano, através da vida urbana, música, economia, comunidades rurais, efeitos da guerra civil e o apartheid existente na sociedade.
CRASH - NO LIMITE (Crash, EUA, 2005). Direção: Paulo Haggis. Elenco: Sandra Bullock, Brendan Fraser, Matt Dillon. 112 min.
Filme que aborda a crescente agressividade e a complexidade das questões raciais existentes nos EUA pós -11 de setembro (o atentado às torres do World Trade Center), através do cruzamento ("colisão") de diversos acontecimentos, em um período de 36 horas das vidas de diversos personagens de Los Angeles - negros, brancos, hispânicos, iranianos, coreanos.

IDEOLOGIA/DESIGUALDADES SOCIAIS

Filmes sugeridos:
A NOITE DOS DESESPERADOS (They Shoot Horses, Don't They?, EUA, 1969). Direção: Sidney Pollack. Com Bruce Dern. 120 min.
Uma visão crítica da sociedade e seus métodos de iludir o cidadão, através de uma maratona de danças, na época da Depressão Americana.
ANA E OS LOBOS (Ana y los lobos, Espanha, 1973). Direção: Carla Saura. Com Geraldine Chaplin. 96 min.
Alegoria sobre os três lobos - Exército, Igreja e Família -, sustentáculos do fascismo espanhol na época de Franco.
MATRIX (The Matrix, EUA, 1999). Direção: The Wachowski Brothers. Elenco: Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss. 136 min.
Um analista de sistemas, que vende programas clandestinos, descobre que a realidade em que vive não passa de uma ilusão, de sofisticada aparência virtual, produzida por computadores que controlam o planeta.
FAHRENHEIT 451 ( Fahrenheit 451, Inglaterra, 1966) Direção: François Truffaut. Elenco: Oskar Werner, Julie Christie. 112 min.
Ficção científica. Numa sociedade do futuro, os bombeiros têm por função queimar todo tipo de material impresso, que é considerado como propagador de infelicidade. O título do filme é uma referência à temperatura que os livros são queimados (= 233º Celsius).
SERÁ QUE ELE É? (In & out, EUA,1997). Direção: Frank Oz. Elenco: Kevin Kline, Joan Cusack, Matt Dillon e Tom Selleck. 93 min.
Comédia crítica sobre os preconceitos da sociedade contra gays.
SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS (Dead poets society, EUA, 1989). Direção: Peter Weir. Com Robin Williams. 129 min.
Quando o carismático professor de inglês John Keating (Williams) chega para lecionar num colégio para rapazes, seus métodos de ensino pouco convencionais transformam a rotina do currículo tradicional e arcaico. O filme mostra a relação entre jovens e adultos.
ACORDA, RAIMUNDO...ACORDA (Brasil, 1990). Direção: Alfredo Alves. Elenco: Paulo Betti, Eliane Giardini, José Mayer. 16 min.
Sátira sobre as relações de opressão entre homens e mulheres.

CIDADANIA/EXCLUSÃO SOCIAL/POLÍTICA/DITADURA MILITAR/INJUSTIÇAS SOCIAIS/REPRESSÃO POLÍTICA

Filmes sugeridos:
DIREITOS DA CIDADANIA (Brasil, 1989) Produção: CETA -IBASE/CECIP/FASE. 22 min.
Partindo dos direitos garantidos na Constituição, habitação, escola, saúde, segurança, minorias etc., o programa mostra, atrvés de entrevistas, o que o povo sabe sobre seus direitos e se eles estão sendo respeitados.
PRA FRENTE BRASIL. (Brasil, 1983). Direção: Roberto Farias. Elenco: Antônio Fagundes, Reginaldo Faria. 104 min.
O Brasil de 1970, dividido entre a Copa do Mundo e a repressão política e a tortura contra os que se opunham à Ditadura Militar instaurada em 1964.
BARRA 68, SEM PERDER A TERNURA (Brasil,2000). Direção: Vladimir Carvalho. 80 min.
O filme retrata as repetidas agressões sofridas pela UnB, desde o golpe militar de 64 até os acontecimentos de 1968, quando cerca de 500 estudantes foram detidos numa quadra de esportes no campus.
O QUE É ISSO COMPANHEIRO? (Brasil, 1997). Direção: Bruno Barreto. Elenco: Alan Arkin, Fernanda Torres, Pedro Cardoso, Luiz Fernando Guimarães, Cláudia Abreu. 105 min.
Em 1964, um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, é promulgado, em dezembro de 1968, o Ato Inconstitucional nº 5 (AI-5), que acabava com a liberdade da imprensa e os direitos civis. Neste período vários estudantes abraçam a luta armada.
OS MISERÁVEIS (Les Misérables, EUA, 1998). Direção: Billie August. Elenco: Liam Neeson, Claire Danes, Geoffrey Rush e Uma Thurman. 131 min.
Após roubar um pedaço de pão para alimentar a sua família, trabalhador desempregado é perseguido por inspetor de justiça. Relato das injustiças sociais na França pós-revolucionária (séc. XIX).
INTERVALO CLANDESTINO (Brasil, 2005). Direção: Erik Rocha. 95 min. Documentário realizado durante as eleições gerais de 2002 no Brasil, capta o estado de espírito do povo brasileiro diante da realidade social, política e econômica da época.
O VOTO É SECRETO (Raye Makhfi/Secret Ballot, Irã/Canadá/Suiça/Itália, 2001). Direção: Babak Payami. 100 min.
A partir de uma urna eleitoral que cai do céu presa em um pára-quedas, um soldado e uma funcionária da justiça eleitoral enfrentam diversas situações delicadas para conseguir reconhecer os votos dos habitantes do lugar.
ANJOS REBELDES, de Katja von Garnier, 2004. No começo do século XX, mulheres sufragistas lutam pelo direito de voto para as mulheres e são reprimidas pelo governo estadunidense.
EU ME LEMBRO, de Edgard Navarro, 2006. Homem é testemunha dos principais fatos da história do Brasil entre o suicídio de Getúlio (1954) e o assasssinato de Vladimir Herzog no quartel do Segundo Exército (São Paulo), em 1975.
MUDA, BRASIL, de Oswaldo Caldeira, 1985. Documentário sobre o período de transição entre a ditadura militar e o regime democrático no Brasil.
PEÕES, de Eduardo Coutinho, 2004. A greve dos metalúrgicos do ABC Paulista em 1979 e o papel do então líder sindical Luiz Inácio da Silva (Lula). Documentário.
JUVENTUDE TRANSVIADA, de Nicholas Ray, 1995. Jovens em conflito com os pais enfrentam uma realidade opressiva e repressora nos EUA dos anos 1950.

HOMEM/EVOLUÇÃO/ VISÃO FUTURÍSTICA/ECOLOGIA

Filmes sugeridos:
A GUERRA DO FOGO (La guerre du feu, Fra, 1981). Direção: Jean-Jacques Annaud. 97 min.
O filme se passa nos tempos pré-históricos, em torno da descoberta do fogo. A tribo Ulam vive em torno de uma fonte natural de fogo. Quando este fogo se extingue, três membros saem em busca de uma nova chama.
EVOLUÇÃO (Evolution, Canadá, 1971). Direção: Michael Mills. 12 min.
Desenho animado. Trata do processo evolutivo do homem. Vencedor de nove prêmios internacionais.
ELO PERDIDO (mISSING LINK, EUA, 1988). Direção: David Hughes. 90 min.
Filme sobre a vida de sobrevivente de um confronto de tribo humana com "homens-macacos". Documentário com posição de crítica ao preconceito racial e de defesa da ecologia.
BLADE RUNNER, O CAÇADOR DE ANDRÓIDES (Blade runner, EUA, 1982). Direção: Ridley Scott. Elenco: Harrison Ford, Sean Young. 117 min.
"Cult movie" da ficção científica, que mostra uma chocante visão do futuro. Ano 2000, o planeta Terra entrará em total decadência. Os poucos habitantes vivem aglomerados em gigantescos aranha-céus. A engenharia genéticase tornou uma das maiores indústrias, criando os "replicantes", criaturas dotadas de muita força e inteligência, praticamente indistinguíveis dos homens.
ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, direção: Fernando Meireles. 120 min. Drama. Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade...Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico, que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.

SOCIALISMO/REVOLUÇÃO RUSSA/PRIMAVERA EM PRAGA/REVOLUÇÃO DE OUTUBRO

Filmes sugeridos:
A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER (The Unbearable Lightness of Being, EUA, 1988). Direção: Phillip Kaufman. Elenco: Daniel Day-Lewis, Juliette Binoche, Lena Olin. 160 min.
Nos anos 60 em Praga, Tchecoslováquia, Tomas (Day-Lewis), um médico totalmente apolítico, tem como hobby ter diversas parceiras sexuais, mas evitando sempre um maior envolvimento. No fundo da história os acontecimentos de 1968, conhecido como A Primavera de Praga, quando tanques soviéticos invadiram a capital theca para pôr fim a uma série de protestos.
REDS (Reds, EUA, 1981). Direção: Warren Beatty. 200 min.
Jornalista norte-americano, John Reed, decide ir para a Rússia na companhia da mulher, e escreve Os Dez Dias que Abalaram o Mundo, livro sobre a Revolução de Outubro de 1917.
A REVOLUÇÃO DOS BICHOS (Animal Farm, EUA, 1999). Direção: John Stephenson. 90 min.
Sátira sobre a Revolução Russa e seus desdobramentos. Narra o levante dos animais de uma fazenda, revoltados contra os maus-tratos por parte dos donos. Baseado no livro de George Orwell.
OUTUBRO (Oktyabre,URSS, 1928). Direção: Sergei M. Eisenstein. 103 min. P&B. Reconstrução da Revolução de Outubro de 1917, inspirado no best-seller do jornalista militante John Reed, Os Dez Dias que Abalaram o Mundo.
ADEUS, LENIN! (Good bye, Lenin!, Alemanha, 2003). Direção: Wolfgang Becker. Elenco: Daniel Brühl, Katrin Sass, Maria Simon. 121 min.
Comédia. Na Alemanha Oriental, em 1989, mãe presencia o filho protestar contra o regime político e ser preso depois pela polícia. Ela sofre um ataque cardíaco e entra em coma. Alguns meses depois ela recobre a consciência, mas o mundo passou por uma série de mudanças.
A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO, de Elio Petri, 1971. Operário italiano sofre acidente de trabalho e toma consciência da exploração a que é submetido.
STALIN, de Ivan Passer, 1992. A trajetória de Stalin de 1917 a 1953, sua crueldade e o terror imposto por ele na União Soviética.
CHE, de Steven Soderbergh. 1956, Cuba. 126 min. O filme acompanha a ascensão de Ernesto "Che" Guevara na Revolução Cubana, de médico a comandante e herói revolucionário.

SOCIEDADE CAPITALISTA E INDUSTRIAL/CAPITALISMO

Filmes sugeridos:
O DISCRETO CHARME DA BURGUESIA (Le charme discret de la bourgeoisie, França, 1972). Direção: Luis Buñuel. 105 min.
Uma sátira brilhante aos costumes da burguesia européia.
ILHA DAS FLORES (Brasil, 1989).Direção:Jorge Furtado. 12 min.
Crítica bem-humorada aos valores da sociedade capitalista moderna.
A NÓS, A LIBERDADE (À Nous la Liberté, França, 1931) Direção: René Clair. 104 min.
O filme faz um paralelo entre o trabalho forçado numa prisão e numa fábrica.
TEMPOS MODERNOS (Modern Times, EUA, 1936). Direção: Charles Chaplin. Elenco: Charles Chaplin, Paulette Goddard. 88min.
Obra-prima do cinema mudo, ambientado durante a Depressão de 1929. Chaplin, através de seu personagem Carlitos, procura denunciar o caráter desumano do trabalho industrial mecanizado, da tecnologia e da marginalização de setores da sociedade.
WALL STREET, PODER E COBIÇA (Wall Street, EUA, 1987). Elenco: Michael Douglas, Martin Sheen, Charlie Sheen, Daryl Hannah, Sean Young. Direção: Oliver Stone. 126 min.
Relato sobre a amoralidade do capitalismo financeiro, inspirada em fato real. Milionário que enriqueceu especulando na Bolsa, ensina os segredos a jovem e ambicioso corretor. Mas o pai do rapaz, líder sindical, desaprova seu comportamento.
POMPÉIA, UMA PÁGINA VIRADA (França, 1998). Direção: Roland Cros. 12 min. Documentário que relata as consequências, para a população da cidade de Pompéia, na França, da reestruturação produtiva numa companhia siderúrgica. Produzido pelo Centre National de Documentation Pedagogique - CNDP, França.

ACOMODAÇÃO/ASSIMILAÇÃO/CONFLITO SOCIAL/TERRORISMO

Filmes sugeridos:
SPARTACUS, de Stanley Kubrick, 1960. A história dos escravos liderada por Eepártaco contra o poder de Roma entre 73 e 71 a. C.
QUILOMBO, de Cacá (Carlos) Diegues, 1984. A formação do quilombo de Palmares no começo do século XVII, no Brasil colonial, e a luta de seus habitantes para não serem novamente reduzidos à escravidão.
OS COMPANHEIROS, de Mario Monicelli, 1963. No século XIX, em uma cidade italiana, operários de uma fábrica deflagram movimento grevista orientados por um professor socialista.
O QUATRILHO, de Fábio Barreto, 1996. Sobre grupo de imigrantes de origem italiana na região de colônias do Rio Grande do Sul - Brasil.
GAIJIN, de Tizuka Yamazaki, 1980. A saga de imigrantes japoneses em São Paulo.
PÂNICO EM MUNIQUE, de William Graham, 1976. Sobre o atentado de terroristas palestinos contra atletas de Israel durante as Olimpíadas de Munique, em 1972.
FAHRENHEIT 11 DE SETEMBRO, de Michael Moore, 2004. Documentário sobre a responsabilidade de Bush nos atentados de 11 de setembro de 2001.

GLOBALIZAÇÃO/INTERAÇÃO SOCIAL E INTERATIVIDADE/ISOLAMENTO SOCIAL

Filmes sugeridos:
DENISE ESTÁ CHAMANDO, de Hal Salwen, 1995. Sobre grupo de jovens que só consegue se comunicar pela internet ou pelo celular.
UM GRITO DE LIBERDADE, de Richard Attenborough, 1987. Líder negro enfrenta o apartheid na África do Sul.
A TESTEMUNHA, de Peter Weir, 1985. Em busca de um assassino, policial se envolve com comunidade amish nos Estados Unidos.
MISSISSÍPE EM CHAMAS, de Alan Parker, 1988. Sobre os crimes da Ku Klux Klan contra afrodescendentes no Sul dos Estados Unidos no começo dos anos 1960.
A FRAUDE, de James Dearden, 1999. Bancário inglês passa a especular na Bolsa de Bangcoc (Tailândia), provocando crise financeira.
ENCONTRO COM MILTON SANTOS: O MUNDO GLOBAL VISTO DO LADO DE CÁ, de Sílvio Tendler, 2007. Documentário com geógrafo Milton Santos, no qual ele fala de seus estudos sobre a globalização, do ponto de vista dos países emergentes.

CONCEITOS SOCIOLÓGICOS - FATO SOCIAL/AÇÃO SOCIAL/INSTITUIÇÃO SOCIAL/ANOMIA

LONGE DO PARAÍSO, de Todd Haynes, 2003. Mulher branca descobre que o marido é homossexual, apaixona-se por negro, mas renuncia a esse amor diante da pressão diante dos habitantes conservadores da cidade onde mora, nos EUA.
NORMA RAE, de Martin Ritt, 1978. Em 1978, operários têxteis nos EUA se organizam para lutar por melhores condições de vida e de trabalho.
MEU NOME É JOE, de Ken Loach, 1998. Desempregado alcoólatra se envolve com assistente social e juntos enfrentam traficantes de drogas.
AS INVASÕES BÁRBARAS, de Denys Arcand, 2004. Enquanto narra a lenta morte de um homem, o filme faz uma crítica às instituições dos países ricos.
SEGUNDA-FEIRA AO SOL, de Fernando Leon de Aranoa, 2003. Sobre grupo de trabalhadores desempregadosna Espanha contemporânea.
TIROS EM COLUMBINE, de Michael Moore, 2002. No colorado, EUA, dois estudantes matam doze colegas e um professor. Documentário.
UMA VERDADE INCONVENIENTE, de Davis Guggenheim, 2006. Documentário apresentado por Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA, sobre o efeito estufa e a ameaça ambiental.

CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA - REV. FRANCESA E REV. INDUSTRIAL

DANTON, O PROCESSO DA REVOLUÇÃO, de Andrzej Wajda, 1982. A luta de Danton contra Robespierre para colocar fim ao Terror durante a Revolução Francesa.
MARIA ANTONIETA, de Sofia Coppola, 2006. Sobre a rainha da França, mulher do rei Luís XVI à época da Revolução Francesa, e sua execução em 1793.
GERMINAL, de Claude Berri, 1993. Sobre as condições de vida e de trabalho dos mineiros da França durante o século XIX. Adaptação do romance homônimo de Émile Zola.
OLIVER TWIST, de Roman Polanski, 2005. A história de Oliver, um pequeno órfão, sobre o pano de fundo da Revolução Industrial na Inglaterra. Baseado no Romance de Charles Dickens.
GIORDANO BRUNO (Giordano Bruno, Itália, 1973) Direção: Giuliano Mortaldo. Com Gian Maria Volonté. 123 min.
Filósofo, astrônomo e matemático, Giordano Bruno fez várias descobertas científicas e desenvolveu sua teoria do universo infinito e da multiplicidade dos mundos, em oposição à tradição geocêntrica (a Terra como centro do universo). Biografia de um dos precursores da ciência moderna.

SOCIALIZAÇÃO HUMANA

Filmes sugeridos:
GAROTO SELVAGEM (L' Enfant Sauvage, França, 1970) Direção: François Truffaut. Elenco: Jean-Pierre Cargol, François Truffaut, Françoise Seigner, Jean Dasté, Claude Miller, Annie Miller. P&B, 90 min.
Em 1797, um menino selvagem é capturado numa floresta de Aveyron, onde sempre viveu. Encaminhado para um centro de surdos-mudos, é objeto de todo tipo de curiosidade. Em seguida é levado pelo Dr. Itard, que acreditava ser possível transformar o garoto selvagem num "homem normal".
UM LOBO NA FAMÍLIA (Walk Like a Man, EUA, 1987). Direção: Melvin Frank. Com Howie Mandel. 90 min.
Um grupo de exploradores encontra um rapaz que foi criado por uma família de lobos, na selva. Decidem levá-lo para a cidade, mas sua adaptação à civilização provoca muitas confusões.
O ENIGMA DE KASPAR HAUSER (Jeder für sich und Gott gegen alle, Alemanha, 1974). Direção: Werner Herzog, Elenco: Helmut Döring, Bruno S., Walter Ladengast. 110 min.
Baseado em fato real ocorrido na Alemanha de 1820, o adolescente Kaspar Hauser aparece em uma cidade, após ter vivido desde o nascimento em um porão, sem qualquer contato humano. É acolhido na casa de um professor, que inicia a sua socialização.
GREYSTOKE, A LENDA DE TARZAN (de Hugh Hudson, 1984). Baseado nos romances de Edgar Rice Burroughs, conta a história de um homem branco criado entre macacos na África.
A EDUCAÇÃO DE PEQUENA ÁRVORE (The Education of Little Tree). EUA/1997. 110 min. Direção: Richard Friedenberg.
Pequena Árvore é um menino cherokee de oito anos, norte-americano, que está entrando para a idade de aprendizado, idade de conhecer o mundo, as coisas que o cerca. A história se passa da década de 30, durante a Depressão americana, época posterior a quebra da Bolsa de Nova York.