segunda-feira, 19 de julho de 2010

IDEOLOGIA/DESIGUALDADES SOCIAIS

Filmes sugeridos:
A NOITE DOS DESESPERADOS (They Shoot Horses, Don't They?, EUA, 1969). Direção: Sidney Pollack. Com Bruce Dern. 120 min.
Uma visão crítica da sociedade e seus métodos de iludir o cidadão, através de uma maratona de danças, na época da Depressão Americana.
ANA E OS LOBOS (Ana y los lobos, Espanha, 1973). Direção: Carla Saura. Com Geraldine Chaplin. 96 min.
Alegoria sobre os três lobos - Exército, Igreja e Família -, sustentáculos do fascismo espanhol na época de Franco.
MATRIX (The Matrix, EUA, 1999). Direção: The Wachowski Brothers. Elenco: Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss. 136 min.
Um analista de sistemas, que vende programas clandestinos, descobre que a realidade em que vive não passa de uma ilusão, de sofisticada aparência virtual, produzida por computadores que controlam o planeta.
FAHRENHEIT 451 ( Fahrenheit 451, Inglaterra, 1966) Direção: François Truffaut. Elenco: Oskar Werner, Julie Christie. 112 min.
Ficção científica. Numa sociedade do futuro, os bombeiros têm por função queimar todo tipo de material impresso, que é considerado como propagador de infelicidade. O título do filme é uma referência à temperatura que os livros são queimados (= 233º Celsius).
SERÁ QUE ELE É? (In & out, EUA,1997). Direção: Frank Oz. Elenco: Kevin Kline, Joan Cusack, Matt Dillon e Tom Selleck. 93 min.
Comédia crítica sobre os preconceitos da sociedade contra gays.
SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS (Dead poets society, EUA, 1989). Direção: Peter Weir. Com Robin Williams. 129 min.
Quando o carismático professor de inglês John Keating (Williams) chega para lecionar num colégio para rapazes, seus métodos de ensino pouco convencionais transformam a rotina do currículo tradicional e arcaico. O filme mostra a relação entre jovens e adultos.
ACORDA, RAIMUNDO...ACORDA (Brasil, 1990). Direção: Alfredo Alves. Elenco: Paulo Betti, Eliane Giardini, José Mayer. 16 min.
Sátira sobre as relações de opressão entre homens e mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário