segunda-feira, 19 de julho de 2010

VIOLÊNCIA/EXCLUSÃO SOCIAL/CRIMINALIDADE ORGANIZADA/INTOLERÂNCIA/PODER PARALELO/DROGAS/TRÁFICO DE DROGAS

Filmes sugeridos:
PIXOTE, A LEI DO MAIS FRACO (Brasil, 1981). Direção: Hector Babenco. Elenco: Marília Pera, Jardel Filho e Rubens de Falco. 127 min.
História de um grupo de meninos de rua de São Paulo que acaba se envolvendo com o tráfico de drogas e sofrendo forte repressão policial.
CIDADE DE DEUS (Brasil, 2002). Direção: Fernando Meireles. Elenco: Matheus Nachtergaele, Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino da Hora. 135 min.
Conta a história de dois meninos - Buscapé e Dadinho/Zé Pequeno - durante a ocupação do conjunto habitacional Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Enquanto o primeiro consegue resistir ao apelo de se tornar bandido e vira fotógrafo, o outro se transforma em bandido.
NOTÍCIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR (Brasil, 1998). Direção: João Moreira Salles. 53 min.
Documentário mostrando a realidade do tráfico de drogas numa favela do Rio de Janeiro.
ASSASSINATO NUMA MANHÃ DE DOMINGO (Munder on a Sunday Morning, EUA, 2001). Direção: Jean-Xavier de Lestrade e Denis Poncet. 110 min.
Filme-documentário sobre discriminação racial e violência promovida pela polícia nos EUA.
CARANDIRU (Brasil, 2002). Direção: Hector Babenco. Elenco: Luiz Carlos Vasconcelos, Milton Gonçalves, Ailton Graça, Rodrigo Santoro, Caio Blat, Wagner Moura. 146 min.
Filme baseado na realidade vivida pelos presos na Casa de Detenção de São Paulo, conhecida como Carandiru, e a chacina ocorrida em 2 de outubro de 1992, que matou 110 pessoas.
CRIANÇAS INVISÍVEIS (All the Children, Itália, 2005). Direção: Mehdi Charef, Kátia Lund, John Woo, Emir Kusturica, Spike Lee, Jordan Scott, Ridley Scott e Stefano Veneruso. 116 min.
Projeto criado pela UNICEF para despertar a atenção para o drama vivido por crianças que vivem nas ruas, em várias partes do mundo. O filme é composto por sete curtas-metragens, realizados no Brasil, Itália, Inglaterra, Sérvia, Burkina Faso, China e Estados Unidos.
FALCÃO - MENINOS DO TRÁFICO (Brasil, 2006). Direção: MV Bill e Celso Athayde, retratando a vida de jovens de favelas brasileiras que trabalham no tráfico de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário