segunda-feira, 19 de julho de 2010

SOCIALISMO/REVOLUÇÃO RUSSA/PRIMAVERA EM PRAGA/REVOLUÇÃO DE OUTUBRO

Filmes sugeridos:
A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER (The Unbearable Lightness of Being, EUA, 1988). Direção: Phillip Kaufman. Elenco: Daniel Day-Lewis, Juliette Binoche, Lena Olin. 160 min.
Nos anos 60 em Praga, Tchecoslováquia, Tomas (Day-Lewis), um médico totalmente apolítico, tem como hobby ter diversas parceiras sexuais, mas evitando sempre um maior envolvimento. No fundo da história os acontecimentos de 1968, conhecido como A Primavera de Praga, quando tanques soviéticos invadiram a capital theca para pôr fim a uma série de protestos.
REDS (Reds, EUA, 1981). Direção: Warren Beatty. 200 min.
Jornalista norte-americano, John Reed, decide ir para a Rússia na companhia da mulher, e escreve Os Dez Dias que Abalaram o Mundo, livro sobre a Revolução de Outubro de 1917.
A REVOLUÇÃO DOS BICHOS (Animal Farm, EUA, 1999). Direção: John Stephenson. 90 min.
Sátira sobre a Revolução Russa e seus desdobramentos. Narra o levante dos animais de uma fazenda, revoltados contra os maus-tratos por parte dos donos. Baseado no livro de George Orwell.
OUTUBRO (Oktyabre,URSS, 1928). Direção: Sergei M. Eisenstein. 103 min. P&B. Reconstrução da Revolução de Outubro de 1917, inspirado no best-seller do jornalista militante John Reed, Os Dez Dias que Abalaram o Mundo.
ADEUS, LENIN! (Good bye, Lenin!, Alemanha, 2003). Direção: Wolfgang Becker. Elenco: Daniel Brühl, Katrin Sass, Maria Simon. 121 min.
Comédia. Na Alemanha Oriental, em 1989, mãe presencia o filho protestar contra o regime político e ser preso depois pela polícia. Ela sofre um ataque cardíaco e entra em coma. Alguns meses depois ela recobre a consciência, mas o mundo passou por uma série de mudanças.
A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO, de Elio Petri, 1971. Operário italiano sofre acidente de trabalho e toma consciência da exploração a que é submetido.
STALIN, de Ivan Passer, 1992. A trajetória de Stalin de 1917 a 1953, sua crueldade e o terror imposto por ele na União Soviética.
CHE, de Steven Soderbergh. 1956, Cuba. 126 min. O filme acompanha a ascensão de Ernesto "Che" Guevara na Revolução Cubana, de médico a comandante e herói revolucionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário