segunda-feira, 19 de julho de 2010

RACISMO/DIVERSIDADES E DESIGUALDADES RACIAIS

Filmes sugeridos:
QUILOMBO (Brasil, 1984). Direção: Cacá Diegues. Elenco: Antonio Pompeo, Zezé Motta, Vera Fischer, Maurício do Valle, Grande Otelo, Toni Tornado. 119 min.
História do Quilombo de Palmares, sob o comando de Ganga Zumba e de Zumbi, até a sua destruição, no fim do século XVII.
VISTA A MINHA PELE (Brasil, 2003). Direção: Joel Zito Araújo. 15 min.
Divertida paródia da realidade brasileira: numa história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados.
ALGUÉM FALOU DE RACISMO? (Brasil, 2003). Direção: Claudius Ceccon e Daniel Caetano. 23 min.
Uma discussão em sala de aula revela a existência disfarçada do preconceito "sem querer", mas que fere do mesmo jeito. A partir daí, um grupo de jovens começa a descobrir as origens de um racismo do qual eles são vítimas e também, sem perceber, os que o usam para ferir.
HISTÓRIA DOS QUILOMBOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA (Brasil, 2002). Direção: Antonio Pitanga.
A história dos descendentes de escravos africanos, contada por eles mesmos. É uma grande colagem de depoimentos que nos mostra quem são estas pessoas e como vivem os remanescentes das 11 comunidades quilombolas do estado do Rio de Janeiro.
DISCRIMINAÇÃO NÃO É LEGAL (Brasil, 2000). Direção: Daniel Caetano. 20 min.
O vídeo apresenta três esquetes, representados por alunos e educadores da Rede Pública de Ensino, cujo conteúdo é comentado por especialistas em educação e representantes de instituições do moviment negro.
FUNK RIO (Brasil, 1994). Direção: Sérgio Goldenberg. 46 min.
Documentário sobre o universo do funk carioca, através de quatro jovens que moram no subúrbio, suas ligações com a marginalidade, a música e a dança.
AGANJU (Brasil, 1990). Direção: Luiz Augusto Tigu. 6 min.
Reportagem sobre o grupo afro Aganju, de Queimados (Nova Iguaçu), que busca preservar e divulgar a tradição afro-brasileira através da dança. O grupo conta os preconceitos enfrentados e apresenta a coreografia chamada "Os Orixás".
BATUQUE NA COZINHA (Brasil, 2004). Direção: Anna Azevedo. 19 min.
Documentário sobre a tradição das "tias" no samba do Rio de Janeiro, através das lembranças de três representantes: Tia Eunice, Tia Doca e Tia Surica, as três pastoras da Escola de Samba Portela.
PIERRE "FATUMBI" VERGER - MENSAGEIRO ENTRE DOIS MUNDOS (Brasil, 2000). Direção: Lula Buarque de Hollanda. 82 min.
Documentário sobre a vida do fotógrafo e etnógrafo francês Pierre Verger. Após viajar ao redor do mundo como fotógrafo, Verger radicou-se em Salvador, BA, em 1946, onde passou a estudar as relações e as influências culturais mútuas entre o Brasil e o GHolfo de Benin, na África.
ANGOLA (Brasil, 1999). Direção: Roberto Berliner. 55 min.
Documentário de um diretor brasileiro sobre a diversidade da sociedade angolana na década de 1990. Começando com uma breve história da guerra de independência de Angola, o documentário nos dá um panorama geral sócio econômico angolano, através da vida urbana, música, economia, comunidades rurais, efeitos da guerra civil e o apartheid existente na sociedade.
CRASH - NO LIMITE (Crash, EUA, 2005). Direção: Paulo Haggis. Elenco: Sandra Bullock, Brendan Fraser, Matt Dillon. 112 min.
Filme que aborda a crescente agressividade e a complexidade das questões raciais existentes nos EUA pós -11 de setembro (o atentado às torres do World Trade Center), através do cruzamento ("colisão") de diversos acontecimentos, em um período de 36 horas das vidas de diversos personagens de Los Angeles - negros, brancos, hispânicos, iranianos, coreanos.

Um comentário:

  1. Não sei se encaixa nessa seção (mas já aproveito para sugerir essa "linha" de filmes), mas um bom filme é XXY que trata de diversidade sexual, a partir de uma garota hermafrodita e suas relações com o corpo, a sexualidade, a família e a sociedade. Ou outro filme legal é Juno, que versa sobre gravidez na adolescência e comportamento juvenil. Além do clássico Ken Park, mais na perspectiva de atitudes família x adolescência, etc. Aproveito para parabenizar a iniciativa do Blog. Legal !!!

    ResponderExcluir