segunda-feira, 19 de julho de 2010

SOCIALIZAÇÃO HUMANA

Filmes sugeridos:
GAROTO SELVAGEM (L' Enfant Sauvage, França, 1970) Direção: François Truffaut. Elenco: Jean-Pierre Cargol, François Truffaut, Françoise Seigner, Jean Dasté, Claude Miller, Annie Miller. P&B, 90 min.
Em 1797, um menino selvagem é capturado numa floresta de Aveyron, onde sempre viveu. Encaminhado para um centro de surdos-mudos, é objeto de todo tipo de curiosidade. Em seguida é levado pelo Dr. Itard, que acreditava ser possível transformar o garoto selvagem num "homem normal".
UM LOBO NA FAMÍLIA (Walk Like a Man, EUA, 1987). Direção: Melvin Frank. Com Howie Mandel. 90 min.
Um grupo de exploradores encontra um rapaz que foi criado por uma família de lobos, na selva. Decidem levá-lo para a cidade, mas sua adaptação à civilização provoca muitas confusões.
O ENIGMA DE KASPAR HAUSER (Jeder für sich und Gott gegen alle, Alemanha, 1974). Direção: Werner Herzog, Elenco: Helmut Döring, Bruno S., Walter Ladengast. 110 min.
Baseado em fato real ocorrido na Alemanha de 1820, o adolescente Kaspar Hauser aparece em uma cidade, após ter vivido desde o nascimento em um porão, sem qualquer contato humano. É acolhido na casa de um professor, que inicia a sua socialização.
GREYSTOKE, A LENDA DE TARZAN (de Hugh Hudson, 1984). Baseado nos romances de Edgar Rice Burroughs, conta a história de um homem branco criado entre macacos na África.
A EDUCAÇÃO DE PEQUENA ÁRVORE (The Education of Little Tree). EUA/1997. 110 min. Direção: Richard Friedenberg.
Pequena Árvore é um menino cherokee de oito anos, norte-americano, que está entrando para a idade de aprendizado, idade de conhecer o mundo, as coisas que o cerca. A história se passa da década de 30, durante a Depressão americana, época posterior a quebra da Bolsa de Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário